CULTURA POPULAR BRASILEIRA
Cultura segundo o seu mais profundo significado, é a transmissão de conhecimentos cultivados, através de palavras, gestos, costumes, ritos, histórias, tradições, e suas mais diversas manifestações de um povo: Dança, Música, Literatura, Folclore, Arte.
Expressa sob forma individual ou coletiva, também chamada cultura de Massa, Cultura Vernácular. A cultura brasileira de um modo geral se caracteriza de uma forma muito singular e por que não dizer, peculiar. Mistura e herança de muitas outras, onde podemos citar a indígena, por serem os primeiros e legítimos habitantes do solo verde-amarelo, (destacando-se o Tupi-Guarani, os Kaiapós, Ticunás, Macuxis,etc.), os Portugueses, por serem os primeiros colonizadores, em seguida os Africanos, os Bantos e os Sudaneses, á época do regime escravocrata, foram os principais, e em uma menor, mas significativa escala, espanhóis, holandeses, franceses, italianos, alemães, asiáticos, e mais tarde árabes, judaicos, etc, a partir do século XIX e início do Século XX, com o ciclo do Café, o início da expansão das grandes capitais, e mais adiante juntamente, com as primeiras Grandes Guerras, aliado ao desenvolvimento das Indústrias no país.
Esta miscigenação e interação de raças, povos, suas diferentes linguagens, e complexos padrões de comportamento, derivou a Cultura Popular, ao tempo em que é decantada em verso e prosa pelo mundo, hoje sofre um processo de mutação constante, tanto devido a influência americana, bem como aos mecanismos que urgem a Indústria do Entretenimento.
Alimentada principalmente á custas dos oligopólios, que tem lucros a inventar e promover material cultural, visando amplo e instantâneo consumo popular. Entre elas a indústria da música popular, cinema, televisão, rádio, bem como editoras de livros e mais recentemente, com o advento da informática, jogos para computador. Uma segunda fonte de cultura popular ,muito diferente da primeira é o Folclore.
Inclusive, no mundo