Assistência de enfermagem transtorno bipolar
Saúde Mental.
2 DELIMITAÇÃO DO TEMA
Assistência de Enfermagem ao paciente com Transtorno Afetivo Bipolar.
3 PROBLEMATIZAÇÃO
O Transtorno Afetivo Bipolar pode afetar não só a vida da pessoa com a doença, mas também a de sua família, seu cônjuge e seus amigos. Essas pessoas são de estrema importância na vida de indivíduos com esse tipo de transtorno e podem ajudar a lidar com a doença. No entanto a família, o cônjuge e os amigos podem ter de conviver com o Transtorno Afetivo Bipolar de alguém que lhes é querido sem terem, contudo acesso a informação sobre como lhe dar com o transtorno e sobre o impacto que este poderá ter em suas vidas e na vida do doente. Contudo surgem algumas perguntas importantes: Os enfermeiros estão de fato preparados para assistirem os doentes e seus familiares a lhe darem com o Transtorno Afetivo Bipolar? E de que forma seria dada essa assistência?
4 JUSTIFICATIVA
O Transtorno Afetivo Bipolar (TAB), também conhecido como Transtorno Bipolar do Humor (TBH), ou antigamente Psicose Maníaco Depressivo (PMD), é uma doença relacionada ao humor ou afeto. O TAB se caracteriza por alterações do humor, com episódios depressivos e maníacos ao longo da vida. Ainda há muito preconceito com relação a esse tipo de doença, uma vez, que muitos desconhecem a respeito dela e com isso acabam por discriminar quem as têm, não por maldade, mas sim por ignorância, o que acarreta ainda mais problemas a essa pessoa doente deixando-a por muitas vezes mais triste, ou agressiva.
5 OBJETIVOS
5.1 OBJETIVO GERAL
Demonstrar a relevância da Assistência de Enfermagem no tratamento de pacientes com Transtorno Afetivo Bipolar.
5.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Ajudar o paciente com episódios bipolar; • Auxiliar o paciente e família a lidar com a crise bipolar; • Realizar um planejamento para os momentos em que o paciente se encontrar em crise; • Ajudar a prevenir recorrências, reconhecendo sinais de