ESTUDO DE CASO SAÚDE MENTAL
CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM
ESTÁGIO DE SAÚDE MENTAL
ESTUDO DE CASO
PROFESSORA ORIENTADORA: Renata Pinheiro
Aluna: Suzana Braga Feijó
Matricula: 13113081
ESTUDO DE CASO
Trabalho apresentado ao curso de Bacharelado em Enfermagem a Faculdades Nordeste – FANOR DeVry Brasil para obtenção de parte da nota dois na disciplina de Saúde Mental, sobre a orientação da Professora : Renata Pinheiro.
FORTALEZA
24/Março/2014
INTRODUÇÃO
A sistematização da assistência de enfermagem (SAE) vem sendo bastante implementada nas práticas de enfermagem, pois gera mais segurança aos pacientes, melhora a qualidade da assistência e dar mais autonomia ao profissional de enfermagem. (SAE) é um método que permite que o enfermeiro aplique seus conhecimentos técnicos e científicos com qualidade e segurança na assistência ao paciente(TANNURE,PINHEIRO,2010).
CID (F-31)O trastorno afetivo bipolar (TAB) é definido como uma doença recorrente, crônica e grave, causando um impacto significativo na qualidade de vida dos pacientes, acometendo a família e grande parte da sociedade. Essa doença caracteriza-se ainda pelas comorbidades psiquiátricas e físicas e pela baixa adesão ao tratamento, sendo que para aumentar a chance de melhorar o prognóstico, é de fundamental importância a eficácia dessa adesão. (COSTA, 2008).
Esse Transtorno caracterizado por dois ou mais episódios nós quais o humor e o nível de atividade do sujeito estão profundamente perturbados, sendo que este distúrbio consiste em algumas ocasiões de uma elevação do humor e aumento da energia e da atividade ( hipomania ou mania) e em outras de um rebaixamento do humor e de redução da energia e da atividade ( depressão) paciente que sofre somente de episódios repetidos de hipomania ou mania são