relatorio
GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
DISCIPLINA: FISIOLOGIA E PSICOFISIOLOGIA
PROFESSOR: ANTONIO CARLOS CORTEZ
SISTEMA LIMBICO: O CONTROLE DAS EMOÇÕES
COMPONENTES:
TERESINA – PIAUI
2014.1
BRUNA DE OLIVEIRA MELO
ELIEIDE DE ARAUJO O RODRIGUES
JOSIANE DE OLIVEIRA
MARILIA MARTINS VANDERLEI
RAIMUNDA NUNES CARDOSO
SISTEMA LIMBICO: O CONTROLE DAS EMOÇÕES
Trabalho apresentado como atividade a ser somada a 2º avaliação da disciplina Fisiologia e Psicofisiologia do curso de Psicologia da Faculdade Santo Agostinho de Teresina – PI
TERESINA – PIAUI
2014.1
INTRODUÇÃO
Nosso cérebro possui áreas relacionadas com os processos emocionais, onde ocupam distintos territórios, dentre eles o Hipotálamo, a área Pré-Frontal e o Sistema Límbico. Os mecanismos que controlam os níveis de atividade nas diferentes partes do encéfalo e as bases dos impulsos da motivação, principalmente a motivação para o processo de aprendizagem, bem como as sensações de prazer ou punição, são realizadas em grande parte pelas regiões basais do cérebro, as quais são derivadas do Sistema Límbico.
O Sistema Límbico aparece na escala filogenética a partir dos mamíferos mais antigos, é esse sistema que comanda certos comportamentos necessários a sobrevivência, ele cria e modula funções mais especificas, as quais permitem distinguir entre o que lhe agrada ou desagrada. Neste sistema também são desenvolvidas funções afetivas, como aquela que induz a fêmea a cuidarem de suas crias, ou a que promove a tendência desses animais a desenvolverem comportamentos lúdicos. Emoções e sentimentos, como ira, pavor, paixão, amor, alegria e tristeza, são originadas no Sistema Límbico, ele é também responsável por alguns aspectos da identidade pessoal e por importantes funções ligadas à memória.
O Sistema Límbico é composto por algumas estruturas que são essenciais no controle relativo às emoções, como estruturas