CONTABILIDADE, PATRIMÔNIO, RELATÓRIOS CONTÁBEIS, ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL, TEORIA DAS CONTAS E BALANÇO PATRIMONIAL
CURSO DE GRADUAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: CONTABILIDADE DE CUSTOS
PROFESSOR: PAULO ROBERTO DE SOUZA GOMES
ANTÔNIO FLÁVIO RODRIGUES DE AZEVEDO
2ª AVALIAÇÃO: CONTABILIDADE, PATRIMÔNIO, RELATÓRIOS CONTÁBEIS, ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL, TEORIA DAS CONTAS E BALANÇO PATRIMONIAL
Ipu – CE
2014
1. CONTABILIDADE
1.1 Conceito
A contabilidade registra, estuda e interpreta (por análise) os fatos financeiros e econômicos que afetam a situação patrimonial de determinada pessoa física ou jurídica (SANTOS, 2010).
Na qualidade de ciência social aplicada, a contabilidade, com metodologia especialmente concebida para captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de qualquer ente, seja este pessoa física, entidade de finalidades não lucrativas, empresa, seja mesmo pessoa de Direito Público, tais como Estado, Município, União, Autarquia etc., tem um campo de atuação muito amplo (LUDÍCIBUS et. al., 2010).
Na verdade, o desenvolvimento inicial do método contábil esteve intimamente associado ao surgimento do capitalismo (LUDÍCIBUS et. al., 2010).
É objetivamente um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações, análise de natureza econômica, financeira, física e de produtividade (FERRARI, 2008).
Atualmente, qualquer pessoa pode contratar os serviços contábeis, diferente da época da Revolução Industrial, onde surgiu o capitalismo e consequentemente a necessidade dos serviços contábeis, que eram quase que excepcionalmente utilizados pelos países que adotaram regimes políticos com economia controlada pelo governo de forma centralizada.
Resumidamente, a contabilidade tem uma eficácia excepcional de ampliar e organizar fatos financeiros que tenham a ver com o patrimônio tanto de pessoa física ou jurídica.
Ferrari (2008) esquematiza resumidamente, a definição de