Andragogia
Andragogia vem do grego: andros - adulto e gogos - educar, é um caminho educacional que busca compreender o adulto. A Andragogia significa, ensino para adultos. Andragogia é a arte de ensinar aos adultos, que não são aprendizes sem experiência, pois o conhecimento vem da realidade de cada um, ou seja, escola da vida. O aprendizado é possível e aplicável. Os alunos buscam desafios e soluções de problemas, que farão diferenças em suas vidas. Busca na realidade acadêmica, realização tanto profissional como pessoal, e aprende melhor quando o assunto é de valor imediato. O aluno adulto aprende com seus próprios erros e acertos e tem imediata consciência do que não sabe e o quanto a falta de conhecimento o prejudica.
Na Andragogia a aprendizagem adquire uma característica mais focada no aluno, na independência e na aprendizagem, para a aplicação prática na vida. Os alunos adultos estão preparados a iniciar uma ação de aprendizagem ao se envolver com sua utilidade para enfrentar problemas reais de sua vida pessoal e profissional.
A aprendizagem deve caracterizar-se por um ambiente adulto. A troca de experiência de dois adultos, ambos com experiências iguais na sociedade, faz do professor um facilitador do processo ensino aprendizagem e do educando um aprendiz, transformando o conhecimento em uma troca de experiências vividas, sendo um aprendizado em mão dupla.
São relações parceiras, entre facilitador e aprendiz, colaborador de uma iniciativa conjunta, em que o empenhos serão juntados.
Nesse processo os alunos adultos aprendem e compartilham conceitos, e não somente recebendo informações. Dessa participação nos processos de decisão e de compreensão podem originar diferente solução de problemas, de liderança, de identidades e mudanças de atitudes.
No ensino de adultos não é possível dizer quem aprende mais: se é o professor ou o estudante. Na educação convencional o aluno se adapta a cada dia, mas na educação de