Anatomia Sistema Articular
CURSO: ANATOMIA
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA - ATPS
SISTEMA ARTICULAR
SÃO PAULO, 14 DE SETEMBRO DE 2012
INTRODUÇÃO
As articulações ou junturas são as uniões funcionais entre os diferentes ossos do esqueleto. São divididas nos seguintes grupos, de acordo com a sua estrutura e mobilidade:
1. Articulações Fibrosas (Sinartroses) ou imóveis;
2. Articualçoes Cartilagíneas ( Anfiartroses) ou com movimentos limitados;
3. Articulações Sinoviais (Diartroses) ou articulações de movimentos amplos.
As articulações fibrosas (Sinartroses) incluem todas as articulações onde as superfícies dos ossos estão quase em contato direto, como nas articulações entre os ossos do crânio (exceto a ATM). Há três tipos de articulações fibrosas: suturas, sindesmoses e gonfoses. Nas suturas quando se atinge a maturidade as fibras da sutura começam a ser substituídas e se unem (fundem) aos ossos de ambos os lados, denominado sinostose.
Os exemplos de suturas estão localizados nos ossos planos do crânio como o parietal, frontal, occipital.
As sindesmoses as suturas o tecido interposto é também o conjuntivo fibroso, mas não ocorre nos osso do crânio, e sim como exemplos na perna com a sindesmose tíbio-fibular e no braço com a sindesmose radio-ulnar.
As gonfoses também denominadas articulações em cavilha, é uma articulação fibrosa especializada à fixação dos dentes nas cavidades alveolares na mandíbulas e maxilas. O colágeno do periodonto une o cemento dentário com o osso alveolar.
As articulações Cartilagíneas (Anfiartroses) unem os ossos por cartilagem permitindo pequenos movimentos, e se apresentam em dois tipos: sincondroses e sínfises.
Nas sincondroses os ossos estão unidos por uma cartilagem hialina, muitas são temporárias substituídas com o passar do tempo (ossos longos e alguns do crânio), outras são permanentes como as dez primeiras costelas e as cartilagens costais. Alguns exemplos de sincondroses cranianas: