sistema articular(anatomia)
(Prof. Luis Henrique Rapucci Moraes)
Articulações ou junturas são as uniões funcionais entre os diferentes ossos do esqueleto. As junturas são reforçadas por resistentes feixes fibrosos chamados ligamentos, que se estendem entre os ossos constituindo juntura.
Sendo nosso corpo composto por vários ossos independentes, é necessário que haja uma estrutura para ligar um osso à outro. Essa é a função das junturas ou articulações. Seria impossível executar um movimento se não existisse algo ligando um osso á outro. Movimentos simples como caminhar ou dançar seriam impossíveis de executar, pois desmontaríamos.
As articulações ou junturas são dividias em três grupos, de acordo com sua estrutura e mobilidade:
Articulação fibrosa, (sinartroses) ou imóveis,
Articulação cartilagíneas (anfiartroses) ou com movimentos limitados,
Articulações sinoviais (diartroses) ou articulação de movimentos amplos.
Cada uma possui suas características e diferenças, anexando ossos nas diferentes partes do corpo.
Articulações Fibrosas (Sinartroses; articulações imóveis)
As articulações fibrosas são caracterizadas por possuir tecido conjuntivo fibroso interposto entre um osso ao outro. A grande maioria se apresenta no crânio. A mobilidade nestas articulações é extremamente reduzida. Elas ainda podem ser classificadas em três: Suturas, Sindesmose e Gonfose.
Articulações do tipo SUTURA: São articulações temporárias que desaparecem no decorrer do desenvolvimento humano. Tem menos tecido do que as sindesmoses. Todas elas se encontram no crânio. Dependendo de como se apresentam, podem ser classificadas como:
A. Denteadas ou Serreadas: A articulação se apresenta fazendo um zig-zag no crânio. Localizada entre os ossos parietais, famosa "moleira" aberta quando bebês (Art. Parieto-parietal).
B. Escamosa: Um osso se sobrepõe ao outro semelhante à uma escama. Localizada entre os ossos parietal e temporal (Art. Temporo-parietal).
C. Planas: A articulação e reta ou