Sistema Articular ANATOMIA
1. O que são articulações?
Articulações são conexões existentes entre quaisquer partes rígidas do esqueleto, quer sejam ossos, quer sejam cartilagens. Os ossos unem-se uns aos outros para constituir o esqueleto. Esta união não tem a finalidade exclusiva de colocar os ossos em contato, mas também a de permitir mobilidade.
2. Como as articulações são classificadas? E qual o critério para essa classificação?
As articulações possuem certos aspectos estruturais e funcionais em comum que permitem classificá-las em três grandes grupos: fibrosas, cartilagíneas e sinoviais. O critério para esta divisão é o da natureza do elemento que se interpõe às peças que se articulam.
3. Descreva articulações fibrosas.
São as articulações nas quais o elemento que se interpõe às peças que se articulam é o tecido conectivo fibroso. A grande maioria delas se localiza no crânio. A mobilidade nestas articulações é extremamente reduzida, embora o tecido conectivo interposto confira uma certa mobilidade ao crânio. Há dois tipos de articulações fibrosas: sindesmoses e suturas. As primeiras possuem uma grande quantidade de tecido conectivo que pode formar ligamento interósseo ou membrana interóssea. Já as suturas têm menos tecido conectivo do que as sindesmoses e são encontradas principalmente entre os ossos do crânio.
4. O que são gonfoses?
Gonfose é a sindesmose dentoalveolar (articulação fibrosa), que se faz entre os dentes e os alvéolos dentários da maxila e da mandíbula.
5. Como são classificadas as suturas (articulações fibrosas)? Exemplifique.
As suturas são classificadas da maneira pelas quais as bordas dos ossos articulados entram em contato uns com os outros: sutura plana: união linear retilínea ou aproximadamente retilínea; ex.: ossos nasais; sutura escamosa: união em bisel; ex.: entre parietal e temporal; sutura serrátil: união em linha denteada; ex.: entre os parietais; esquindilese: articulação que se verifica entre uma superfície em forma de crista de um