Anatomia - Sistema Articular
Prof. Esp. Thaiana Degelo Vinha
Conceito: Articulação é o termo utilizado para designar a conexão existente entre quaisquer partes rígidas do esqueleto, quer sejam ossos,quer sejam cartilagens, com o intuito de realizar a união entre os ossos e permitir o movimento entre eles.
Na anatomia, artrologia (arthro = articulação; logo = estudo) é responsável pelo estudo das articulações.
Funções:
Movimento: que permite a livre movimentação do corpo.
Plasticidade: acomoda o corpo a determinados tipos de postura, como o aperto de mãos e decúbitos.
Crescimento: se faz por meio dos discos epifisários, presente nas epífises dos ossos longos.
Classificação das Articulações: As articulações são classificadas em três tipos de acordo com a natureza do elemento que se interpõe entre as peças que se articulam:
Fibrosas – Sinartrose - Imóvel
Cartilagíneas - Anfiartrose - Semi-móvel
Sinoviais – Diatrose – Móvel
Critério principal: Movimentação.
Articulação Fibrosa- Sinartrose: Nas articulações fibrosas o elemento que se interpõe entre as peças que se articulam é o tecido conjuntivo fibroso.
A grande maioria se localiza no crânio e sua mobilidade é extremamente reduzida. Os principais tipos de articulação fibrosa são as suturas, as sindesmoses e as gonfoses (tipo de sindesmose em particular).
SUTURAS: Nas suturas as extremidades dos ossos têm interdigitações ou sulcos, que os mantêm íntima e firmemente unidos. Este tipo de articulação é encontrado somente entre os ossos planos do crânio.
GONFOSES: Nas gonfoses (gonphosis = fixar conjuntamente) a idéia é a de um prego introduzido em uma superfície, são as articulações dos dentes com os alvéolos das maxilas e mandíbula.
SINDESMOSES: A sindesmose (syndesmo = ligamento) é uma articulação fibrosa em que as superfícies ósseas estão unidas por uma membrana interóssea, uma fita fibrosa ou um ligamento e que normalmente pode permitir leve movimento. Ex: articulação tíbio-fibular.