Anatomia - Sistema Articular
Os ossos unem-se uns aos outros para constituir o esqueleto. Esta união tem como finalidade colocar os ossos em contato e permitir mobilidade, razão pela qual o sistema articular, como esquelético e o muscular, constitui o aparelho locomotor.
Quando dizemos que o osso articula-se com outro osso, queremos dizer que os ossos formam uma articulação.
Classificação funcional e estrutural das articulações:
Estrutural: é baseada na presença ou ausência de um espaço entre os ossos da articulação, chamado cavidade articular (sinovial), e no tipo de tecido conjuntivo que une os ossos.
→ Articulações fibrosas: ossos unidos por tec. conjuntivo fibroso, rico em fibras colágenas, e não existe cavidade articular.
→ Articulações cartilagíneas: ossos unidos por cartilagem, não há cavidade articular. → Articulações sinoviais: os ossos que formam a articulação têm uma cavidade articular (sinovial), unidos por tec. conjuntivo denso e, frequentemente por ligamentos acessórios.
Funcional: relaciona-se ao grau de movimento que permitem.
→ Sinartrose: uma articulação fixa.
→ Anfiartrose: uma articulação ligeiramente móvel
→ Diartrose: uma articulação com liberdade de movimentos. Todas as diartroses são articulações sinoviais.
Articulações Fibrosas: os ossos desta articulação são unidos, de forma compacta, por tecido conjuntivo fibroso. Permitem pouco ou nenhum movimento.
→ Sindesmoses: é uma articulação na qual há uma distância maior entre os ossos.
O tecido conjuntivo fibroso pode estar disposto como um feixe (ligamento) ou como uma lâmina (membrana interóssea). Ex: sindesmose tibiofibular.
Fíbula
Tíbia
Membrana
Interóssea
Ligamento tibiofibular
→ Suturas: é uma articulação composta por uma fina camada de tecido conjuntivo denso, são encontradas principalmente entre os ossos do crânio. Ex: sutura entre o parietal e frontal.
Sutura plana: união retilínea
Sutura escamosa: união em bisel
Sutura serrátil: união em