EDUCAÇÃO FISICA
Profº(a): Ricardo Lanzarini
Acadêmico(a): Odair Gomes Dias
Curso: Educação Física 1ºSemestre Bacharelado Turma: B ATIVIDADE COMPLEMENTAR – EF BACHARELADO 1º B
ESPORTE, FUNÇÃO SOCIAL.
A importância do esporte de uma maneira geral, especialmente o futebol em todas as comunidades, sejam elas carentes ou não.
Estamos falando de uma das modalidades esportivas mais acessíveis que existem hoje, no meu ponto de vista. Em qualquer vilarejo, nós iremos encontrar um campinho, seja ele, gramado ou de chão batido e para a pratica desse esporte, as vezes não precisamos de tênis ou chuteiras, basta apenas uma bola e a vontade de jogar. Pensando num papel social tiramos as crianças das ruas, dos semáforos, das más companhias e a levamos para esses lugares para pratica de esporte.
Existem varias escolinhas de futebol espalhadas pelo país, mas será que elas estão desempenhando o seu papel social? Ou será que por trás de tudo isso que dizem ser social, não há um grande interesse politico dentro da comunidade? Para favorecer o sistema, muitas vezes não sabemos.
O esporte vai muito além do contexto social, até porque o mesmo funciona como fator de prevenção de vários tipos de doenças.
Todos nós devemos nos preocupar com o fator EDUCACIONAL no nosso país. Porque através do esporte você ensina a criança varias maneiras de se portar dentro de uma sociedade como: ter limites, ter regras, ter respeito ao próximo, trabalhar em grupo, saber ganhar e saber perder e muitas outras coisas. Nós podemos ensinar isso a elas com brincadeiras que tenham regras e limites
O trabalho do professor e da família nessa etapa da vida de uma criança é de grande importância. O futebol hoje é visto pela maioria das crianças e jovens como um emprego bem remunerado. Todo jovem sonha em ser um Neymar, mas não percebem as vezes que são eles que pagam o teu salário, comprando a camisa do seu time, indo no estádio assistir os teus jogos. Eles às