Hist ria do Brasil II
Polo: Miguel Pereira
Matricula: 14116090011
História do Brasil II
AD1 – História do Brasil II
Com fulcro no texto “Cidadania e participação política na época da Independência do Brasil” da autoria de Lucia Maria Bastos P. Neves chega-se a compreensão que a criação da verdadeira noção de cidadania no Brasil foi demasiadamente limitada pelas circunstâncias da época, a saber, o modelo de escravatura e o incentivo à desigualdade social através da privação do conhecimento por parte daqueles que o detinham, ou seja, a elite. Segundo a autora uma série de obstáculos dificultaram a criação dessa noção no país desde a Independência do Brasil até a atualidade. Essa é a tese de Lucia Maria, que usa citações de livros e outros autores como: José Murilo de Carvalho, Duby, Habermas, Exorcismos, Roberto Darnton e Roderick Barman.
Acredita a referida autora, que o atual quadro cidadania/politica no Brasil é fruto da história, essa que narra diversos acontecimentos que deram origem a este quadro. “Os cinco séculos de latifundiário e quase outro tanto de escravidão”, essa citação da professora supramencionada explicita um processo histórico que culminou na precária realidade do envolvimento entre o cidadão brasileiro e seus direitos políticos.
Aduz a autora que no ano de 1821 começou a circular no Brasil idéias liberais e constitucionais, evento este, que se derem em inicio em Lisboa e se espalho pelo Rio de Janeiro, Bahia, Pará, Maranhão, Pernambuco e outros lugares de menor expressão, dando origem assim, por meio de periódicos, panfletos e jornais, à formação cidadã/politica no Brasil, senda essa formação a favor ao Governo e a união Brasil/Portugal ou não, como no caso da Gazeta do Rio de Janeiro e o Regulador Brasílico-Luso e o Espelho. Muitos desses impressos se mantinham em abstenção quanto ao momento politico/histórico do Brasil, entretanto, havia outros, de cunho politico, que tinham por objetivo conscientizar o povo brasileiro quanto à