plano de inserção
COROATÁ – MA
2014
SUMÁRIO
01.
APRESENTAÇÃO
03
02.
INTRODUÇÃO
04
03.
AÇÃO EM REDE
07
04.
QUADRO SINTESE DE INDICADORES SOCIAIS
07
05.
CARACTERIZAÇÃO DO MUNICIPIO
08
5.1
ASPECTOS HISTÓRICOS
08
5.2
ASPECTOS ECONÔMICOS
10
5.3
ASPECTOS AMBIENTAIS
10
5.4
ASPECTOS SANITÁRIOS E DE SAÚDE
10
5.5
ASPECTOS HABITACIONAIS
12
06.
ASPECTOS GERAIS DO TERRITÓRIO DO CRAS AREAL SEGUNDO DATACRAS
16
1. APRESENTAÇÃO Com o escopo de conhecer o território de abrangência do CRAS AREAL, indicadores sociais e ao mesmo tempo oferecer subsídios para a constante melhoria, reordenamento e planejamento da Política de Assistência Social gerida pelo governo municipal, elaboramos o presente Diagnóstico Social com base em indicadores socioeconômicos, relacionados à multiplicidade de saberes, que tem como objetivo estabelecer diretrizes de planejamento e execução das ações propostas pela Secretaria Municipal da Assistência Social do município de Coroatá – MA.
Nesse sentido, pretende-se com este trabalho, auxiliar no âmbito da Assistência Social na articulação e expansão das ações, de forma integradora, mobilizando toda a rede e ampliando assim o potencial participativo nas decisões dessa política pública.
Sendo assim, este diagnóstico possibilitará a potencialização do processo de planejamento, monitoramento e avaliação da rede de serviços de forma contínua e integrada. Permitirá ainda, o aproveitamento dos recursos públicos e comunitários disponíveis, buscando a melhoria permanente dos espaços e equipamentos sociais, tendo assim, o funcionamento em rede, com adoção de estratégias que potencializam os projetos, programas e serviços já existentes, agregando a eles as novas ações e ofertas e, com isso, garantindo um conjunto de intervenções articuladas. Portanto, a participação horizontalizada é