Anatomia Sistema Muscular
CURSO: NUTRIÇÃO- 1ͦ SEMESTRE
DISCIPLINA: ANATOMIA
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA - ATPS
SISTEMA MUSCULAR
SÃO PAULO
2012
INTRODUÇÃO
As funções dos músculos são: produção dos movimentos corporais: como andar e correr; estabilização das posições corporais: contração dos músculos esqueléticos e estabilização das articulações e participam da manutenção das posições corporais: ficar de pé ou sentar; regulação do volume dos órgãos: contração das faixas anelares dos músculos lisos (esfíncteres) pode impedir a saída do conteúdo de um órgão oco; movimento de substâncias dentro do corpo: as contrações dos músculos lisos das paredes dos vasos sanguíneos regulam a intensidade do fluxo. Os músculos lisos também podem mover alimentos, urina e gametas do sistema reprodutivo e os músculos esqueléticos promovem o fluxo de linfa e o retorno do sangue para o coração; produção de calor: quando o tecido muscular se contrai produz calor e parte desse calor é usado na manutenção da temperatura corporal.
Os grupos musculares se dividem em nove grupos: cabeça, pescoço, tórax, abdome, região posterior do tronco, membros superiores, membros inferiores, órgãos dos sentidos e períneo.
Os músculos são classificados quanto a sua forma: Longos são encontrados especialmente nos membros. Os mais superficiais são os mais longos, podendo passar duas ou mais articulações. Ex: bíceps braquial; Largos ou planos: caracterizam-se por serem laminares. São encontrados nas paredes das grandes cavidades. Ex: no tórax e abdome; Curtos: encontram-se nas articulações, cujos movimentos tem pouca amplitude, o que não exclui força nem especialização. Ex: músculos da mão e em alguns livros também há essa outra classificação dos Circulares: rodeiam os orifícios e canais, como os músculos orbiculares e os músculos esfíncteres estriados.
Quanto a sua ação ou movimentação: extensor, flexor, abdutor, adutor, rotador.
Quanto a disposição de suas fibras: