o ludico na educação infantil
Pós- Graduando: Viviane da Silva Camargo Ferreira
Tutor Responsável: Alessandra Cristina Antonelli de Araújo
Data: 25/09/14
Tema: Dificuldades do Processo de Aprendizagem
Justificativa: Refletindo acerca das dificuldades de aprendizagem, tema o qual inquieta muitos profissionais que fazem parte do sistema educacional e que está muito presente no dia a dia dos educadores, este artigo de caráter teórico bibliográfico apresenta a importância do diagnóstico da criança que apresenta dificuldades de aprendizagem, bem como também do trabalho pedagógico do professor e da família frente à criança que apresenta este perfil, sendo que se a família e a escola estiverem unidas facilita o trabalho pedagógico do professor para com esta criança. Parte-se do pressuposto de que cada indivíduo aprende de uma maneira diferenciada e que a família e o professor são de grande relevância para que a aprendizagem ocorra da forma mais natural e significativa possível. Objetivos: Geral: Este trabalho tem por objetivo colocar em pauta a discussão, sobre a responsabilidade do professor no que se refere ao fracasso escolar do aluno, no âmbito das dificuldades causadas, muitas vezes, pela ausência da família num contexto geral e o professor como um agente facilitador das intervenções necessárias para cada caso especifico.
Específicos: - Conceituar através de referenciais teóricos e temática: Relação –Dificuldades de aprendizagem; professor e família;
- Analisar alguns fatores que levam as dificuldades de aprendizagem;
- Apontar como o desenvolvimento das crianças no âmbito escolar é favorável quando apoiados pelos pais. Sujeitos envolvidos: Crianças com idades entre 4 e 5 anos, que estão na fase 2 da Educação Infantil.
Instrumento de coleta de dados: A metodologia utilizada será estritamente qualitativa , utilizando-se de pesquisas a livros , revistas, sites e periódicos pertinentes ao assunto estudado.
Fundamentação teórica: