Anatomia sistema Esquelético
CURSO: ANATOMIA
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA - ATPS
SISTEMA ESQUELÉTICO
SÃO PAULO, 14 DE SETEMBRO DE 2012
INTRODUÇÃO
O sistema esquelético é composto por ossos e cartilagens, esses se unem aos outro por meio de junturas e articulações. É uma forma especializada de tecido conjuntivo cuja a principal característica é a mineralização (cálcio) de sua matriz óssea (fibras colágenas e proteoglicanas). O osso é um tecido complexo, vivo e dinâmico. O osso é formado por vários tecidos: tecidos ósseos, cartilaginosos, conjuntivo denso, epitelial, adiposo, nervoso e vários tecidos formadores de sangue.
A irrigação sanguínea dos ossos é realizadas por vasos sanguíneos maiores denominados Canais de Volkman e os canais de vasos sanguíneos menores denominados Canais de Havers. Os tecidos ósseos não apresentam vasos linfáticos, apenas o periósteo. Na fig.1 podemos observar as divisões ósseas e a irrigação sanguínea.
Fig. 1 Apresentação esquemática da irrigação sanguínea.
As funções dos ossos são: sustentação do organismo (apoio do corpo); proteção de estruturas vitais (coração, pulmão, cérebro); base mecânica para o movimento; armazenamento de sais como o cálcio; hematopoiética (suprimento contínuo de células sanguíneas novas).
Os ossos são classificados de acordo com a sua forma:
1. Ossos longos: Tem o comprimento maior que a largura e apresenta divido em corpo e duas extremidades, forma que dá mais resistência, absorvendo o estresse mecânico do peso. Ex: Tíbia
2. Ossos curtos: São parecidos com um cubo e apresentam o comprimento e largura parecidos. Ex: Ossos do tarso
3. Ossos Laminares (planos): São ossos finos compostos por duas lâminas paralelas de ossos compactos e osso esponjoso entre elas. Ex: osso frontal
Além desses 3 grupos bem definidos existem outros grupos intermediários divididos em 5 grupos:
1. Ossos alongados: são longos, porém achatados e não apresentam canal central. Ex: costelas.
2.