Sistema Esquelético ANATOMIA
1. Conceitue osso e cartilagem.
Ossos são estruturas resistentes, de número, coloração e forma variáveis, com origem, estrutura e função semelhantes e que, em conjunto, constituem o esqueleto. Cartilagem é uma forma elástica de tecido conectivo semi-rígido e que forma partes do esqueleto nas quais ocorrem movimento.
2. Cite as funções do sistema esquelético.
Proteção (para órgãos como o coração, os pulmões e a parte central do sistema nervoso); sustentação e conformação do corpo; local de armazenamento de substâncias orgânicas e minerais; sistema de alavancas e local de produção dos elementos do sangue.
3. Como se divide o esqueleto? O que encontramos em cada parte?
O esqueleto pode ser dividido em duas grandes porções: uma mediana, formando o eixo do corpo, e composta pelos ossos da cabeça, do pescoço e do tronco (tórax e abdome): o esqueleto axial; outra forma os membros que constitui o esqueleto apendicular. A união entre estas duas porções se faz por meio de cíngulos: o cíngulo do membro superior (ao qual pertencem a escápula e a clavícula) e o cíngulo do membro inferior (constituído pelo osso do quadril).
4. Defina osso pneumático. Dê um exemplo.
Osso pneumático: apresenta uma ou mais cavidades (seios), de volume variável, revestidas de mucosa e contendo ar. Exemplos: ossos frontal, maxilar, temporal, etmóide e esfenóide.
5. Defina osso curto. Dê exemplos.
Osso curto: é aquele que apresenta equivalência das três dimensões. Os exemplos são ossos do carpo e do tarso.
6. Defina osso longo. Dê exemplos.
Osso longo: é aquele que apresenta um comprimento consideravelmente maior que a largura e a espessura. Exemplos típicos são os ossos do esqueleto apendicular: fêmur, úmero, rádio, ulna, tíbia, fíbula e falanges.
7. O que são ossos sesamóides?
Ossos sesamóides: desenvolvem-se na substância de certos tendões ou da cápsula fibrosa que envolve certas articulações. Os primeiros são chamados intratendíneos e os segundos, periarticulares. A