Analise SWOT
A análise SWOT (Strenghts, Opportunities, Weaknesses and Threats) ou FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas, Ameaças) como é conhecida no Brasil, é uma ferramenta de gestão onde é possível identificar as forças e as fraquezas do ambiente interno da organização e as ameaças e oportunidades do ambiente externo. É enfatizada por Ferrell (2000) e Kotler e Keller (2006), como uma ferramenta que visa identificar os pontos fortes e fracos da empresa com relação às oportunidades e ameaças existentes no mercado. Através da FOFA são definidos o macroambiente e o microambiente.
Figura X - Exemplificação da análise FOFA adaptado. Fonte: Site Indústria Hoje. O macroambiente são as variáveis incontroláveis que influenciam as empresas, como por exemplo, ações da natureza, economia, político-legal, sócio-cultural, entre outros fatores. É nele que se encontram as oportunidades e as ameaças.
“A unidade de negócios deve estabelecer um sistema de inteligência de marketing para acompanhar tendências e mudanças importantes. A administração precisa identificar as oportunidades e ameaças associadas a cada tendência ou desenvolvimento.” (KOTLER, 2000, p.98)
Já o microambiente são os fatores próximos às empresas e que afetam a sua capacidade em servir seus clientes, são variáveis controláveis. As forças que compõem o microambiente, segundo Chaston (1992), são compostas pelos agentes: empresa, clientes, concorrentes, fornecedores e intermediários de marketing. O autor Honorato (2004), reforça a ideia apresentada por Chaston (1992), e introduz os stakeholders como uma força presente no microambiente. No microambiente se encaixam as forças e fraquezas da organização.
Através desse tipo de análise, juntamente com questionários e estudos referentes à academia Xtreme Power, foram diagnosticadas suas principais forças, oportunidades, fraquezas e as ameaças. Sendo assim, foram definidas como:
Forças: A empresa possui um grande leque de clientes e uma