analise swot
Para nos ajudar a entender melhor a essência da gestão, selecionamos dois pensadores seminais do mundo corporativo. Um se chama Peter Drucker, ele se mostra tão influente que é quase impossível encontrar um pensamento ou modelo gerencial sem resquícios de sua obra. O outro é Theodore Levitt, este por sua vez, tem o pensamento mais orientado para o marketing, mas em uma abordagem ampla de estratégia de negócios, e não na visão estreita de comunicação que impera ainda hoje. Ambos eram seres iluminados q enxergavam muito além do seu tempo.
Theodore Levitt e o marketing no centro da organização.
Theodore fez doutorado em economia pela universidade de Ohio, reza à lenda q ele nunca havia lido um único livro de marketing antes de começar a lecionar a disciplina na Escola de Administração de Empresas da Universidade Harvard. Sua obra é relativamente pequena quando comparada à dos principais autores da gestão - publicou não mais do que 10 livros.
Embora pesasse o histórico negativo, Levitt foi o pensador q maior relevância deu ao marketing em toda a sua história. Levitt ficou conhecido mundialmente em 1960, quando a Harvard Business Review revista q dirigia na época, fez circular ser clássico artigo "Miopia em Marketing", que causou grande furor nos ambientes acadêmico e empresarial. Foi Levitt o primeiro a se deter sobre as influências do movimento no mundo da administração e oferecer uma visão a respeito - ele fez isso em 1983, com o artigo "Globalization of Markets", muitos estudiosos o consideram o "pai" desse conceito.
O propósito da empresa e o lucro como meio
De forma curta e grossa Levitt afirmava que o propósito de uma empresa é criar e manter clientes. Ponto.
Quatro tópicos sintéticos e o autor nos apresenta uma infinidade de atividades e ações estratégicas que, se executadas, levam o marketing a outro patamar.
- A direção deve comunicar seus colaboradores sobre seus planos e estratégias;
- Seja