Diferentes tipos de memória ROM
A ROM (Read Only Memory, ou memória de apenas leitura) possui duas características principais.
Uma é que ela é não-volátil, ou seja, seus dados não são apagados quando à ausência de energia. Uma função comum para a ROM é armazenar o BIOS, justamente porque ao reiniciar o computador o BIOS contido na memória ROM não é perdido.
Outra característica da ROM, como o seu próprio nome já sugere, é que ela é usada somente para operações de leitura.
As ROM’s são encontradas em diversas modalidades. As principais diferenças dizem respeito a como os dados são armazenados.
Em seu uso normal as ROM’s só aceitam comandos de leitura, mas em algum momento foi preciso que alguém armazenasse os dados contidos na ROM (Normalmente o Fábricante).
Abaixo é citado alguns tipos de ROM e suas características:
a) ROM: Este é o tipo mais simples, as informações a serem gravadas na ROM são entregas ao fabricante da memória que por sua vez irá construir uma matriz com a qual serão construídos milhares de chips. Ou seja, a matriz contém toda a estrutura lógica de circuitos necessária para compor a informação desejada.
b) PROM (Programable ROM): É uma ROM que pode ser programada, uma PROM nova vem em estado “virgem”, e através de um gravador especial sua gravação pode ser realizada. Essa gravação ocorre com a queima de componentes microscópios, de como a representar os bits desejados. Se queimado 0 (zero), se não queimado 1 (um), ou vice-versa. Claro uma vez queimada uma área, ela não pode ser “desqueimada”, dessa forma o processo de gravação da PROM é irreversível, uma vez gravada ela não pode ser reprogramada.
c) EPROM ou UV-EPROM (Eraseable PROM, ou Ultra Violet Eraseable PROM): São as ROM’s programáveis, esse tipo de memória ROM possui uma pequena janela de vidro que permite a incidência de luz e através de luz ultra violeta de alta intensidade elas podem ser apagadas e regravada através de gravadores especiais.
d) EEPROM ou E²PROM (Eletrically