Relatório 2 - Características de Memória
No computador, as memórias desempenham um papel importante quanto a CPU. Uma CPU veloz, só tem eficiência se a memória for veloz e relativamente grande.
Assim, quando a quantidade da memória RAM for menor, o sistema é obrigado a usar o disco rígido como uma memória auxiliar, só que o desempenho cai muito.
Os tipos de memórias existentes podem ser relacionadas como:
RAM (Random Access Memory)
RAM Dinâmica (DRAM – Dynamic RAM)
RAM Estática (SRAM – Static RAM)
ROM (Read - Only Memory)
PROM (Programmable ROM)
EPROM (Erasable PROM)
Flash ROM (EEPROM)
CMOS (Complementary metal-oxide-semiconductor)
Memória de Vídeo
ROMs das placas de expansão
Memórias ROM, PROM e EPROM
A sigla ROM significa Read Only Memory – Memória somente para leitura. As memórias ROM têm como as seguintes características:
Não perdem seus dados quando são desligadas, ou seja, são memórias não-voláteis.
Em sua utilização normal, não podem receber os seus dados para serem armazenados. Seus dados são armazenados apenas uma vez, durante o seu processo de fabricação.
Dentro dessas características a memória ROM é dividida em:
ROM
É um tipo tradicional de memória ROM, onde os dados armazenados já saem pronto de fábrica e produzidas em grande escala na indústria. Um exemplo de memória ROM é a BIOS (Basic Input Output Systems – Sistema Básico de Entrada e Saída), que se localiza na placa-mãe e em qualquer placa de expansão.
PROM
Ela significa Programmable ROM, ou seja, ROM Programável. Trata-se de uma ROM onde é produzida apagada. O fabricante pode programá-las, gravando seu programa. Essa gravação pode ser feita apenas uma vez, pois utiliza um processo irreversível. Por isso, usa-se o termo queimar a PROM quando se grava nessa memória.
EPROM
Significa Erasable PROM, uma ROM programável e apagável. Assim como ocorre com a PROM, a EPROM pode ser programada, comportando-se como a ROM comum, mantendo os dados armazenados