Fichamento Conte
COMTE, Auguste. Sociologia: Metodologia das ciências sociais. In: MORAES FILHO, E. (Org.). COMTE, Auguste: Sociologia, São Paulo: Ática, 1978. p. 73-103
1. Método e doutrina – O método em ação (p. 72 à p. 75)
- “(...) são as diversas grandes aplicações, já verificadas, feitas pelo espírito humano, quem convém estudar” (p.73).
- “O método não é suscetível de ser estudado separadamente das pesquisas em que é utilizado” (p.73).
- “(...) os grandes processos lógicos não podem ainda ser explicados com precisão suficiente, separados de suas aplicações” (p.73).
- “(...) somente pelo estudo das aplicações regulares dos processos científicos que se poderia chegar a formar um bom sistema de hábitos intelectuais, o que constitui, no entanto, a finalidade essencial do método” (p.74).
- “(...) é impossível conhecer o método positivo quando se quer estudá-lo separadamente de seu emprego, devemos acrescentar agora que somente se pode dele formar uma ideia nítida e exata estudando sucessivamente, e na ordem conveniente, sua aplicação e todas as diversas classes principais dos fenômenos naturais. Uma ciência não bastaria para atingir esse objetivo, ainda que a escolhendo o mais judiciosamente possível” (p.74).
- “Em toda ciência real, as concepções relativas ao método propriamente dito são, por natureza, essencialmente inseparáveis das que se relacionam diretamente com a própria doutrina” (p.74).
_ “A Filosofia Positiva, subordinando sempre a idealidade à realidade, não poderia jamais admitir essas vãs controvérsias lógicas, que só a Filosofia Metafísica engendrada, sobre o valor absoluto de tal ou qual método, feita abstração de qualquer ciência aplicada” (p.74).
- “O vigor e influência de um método medem-se pelo número e pela importância de suas aplicações: aquelas que nada mais produzem deixam logo, absolutamente, de ser empregados” (p.75).
2. Teoria e fatos – fatos significantes e não significantes (p.75 à p.77)
- “(...) somente