Relatório 2 – Características de Memória
Curso: Sistemas de Informação
Disciplina: Organização de Computadores
Relatório 2 – Características de Memória
Professor Alex Candiago
Local, data ....
Subsistemas de memória
O conceito de memória em computação, inegavelmente, está ligado ao conceito de memória que o ser humano tem, ou seja, uma área do cérebro que é capaz de guardar informações a longo ou curto prazo, cujos mecanismos de recuperação e manutenção das informações ainda são bastante obscuros para os estudiosos da área.
Sabe-se que o ser humano possui mais de uma memória e cada uma tem uma função específica. O computador também tem várias memórias interligadas e integradas, com o objetivo de armazenar e recuperar informações. Uma forma simples de mostrar a interligação e as características de cada uma é a chamada hierarquia de memória, que apresenta as memórias dispostas em uma pirâmide conforme a imagem abaixo:
No ápice da pirâmide estão os tipos de memórias que têm alto custo, alta velocidade e baixa capacidade de armazenamento. À medida que se aproxima da base da pirâmide, a memória passa a ter baixo custo, baixa velocidade e alta capacidade de armazenamento. A seguir, vamos descrever as características e a funcionalidade de cada uma dessas memórias dentro de um sistema de computação.
PARÂMETROS DAS MEMÓRIAS
As memórias possuem várias características importantes para a sua caracterização como:
- Tempo de acesso: tempo decorrido desde o início do processo de uma operação de escrita ou de leitura, ou seja, a operação é iniciada e o tempo é contado até que o resultado da operação esteja disponível para a UCP.
- Capacidade: é a quantidade de informação que pode ser armazenada na memória em determinado instante. Essa quantidade depende do tipo de memória e pode variar a partir de 1 byte, podendo atualmente chegar a muitos gigabytes nos microcomputadores.
-