As memórias do computador
Suas Características, Formas de Acesso e Classificação
Autor: Lori Paulo Sandri Junior - Estagiário da GPS
"Em um computador, as memórias desempenham um papel tão importante quanto o da CPU. Uma CPU veloz só terá eficiência se a memória for também veloz e relativamente grande. Assim, quando a quantidade de memória RAM é pequena, o sistema é obrigado a usar o disco rígido como uma memória auxiliar, só que o desempenho cai muito."
Os tipos de memória existentes podem ser relacionadas assim:
RAM Dinâmica (DRAM)
RAM Estática (SRAM)
ROM
EPROM
Flash ROM
CMOS
Memória de Vídeo
ROMs das placas de expansão.
Vamos dar uma olhada em cada um dos tipos de memória citado, dando ênfase à memória RAM.
MEMÓRIAS ROM, PROM E EPROM
A sigla ROM significa Read Only Memory (Memória somente para leitura). As memórias ROM têm como características:
Não perdem seus dados quando são desligadas, o que significa que são memórias não-voláteis.
Não podem, durante o seu uso normal, receber dados para serem armazenados. Seus dados são armazenados apenas uma vez, durante o seu processo de fabricação.
Dentro dessas características, a memória ROM é dividida:
ROM:
Esse é o tipo tradicional de memória ROM. Os dados armazenados nela já saem prontos de fábrica e elas são produzidas em larga escala na indústria. Um exemplo de memória ROM é o BIOS (Basic Input Output Systems - Sistema básico de Entrada e Saída), que se localiza na placa-mãe e em qualquer placa de expansão.
PROM:
Significa Programmable ROM, ou seja, ROM programável. Trata-se de um espécie de ROM que é produzida apagada. O fabricante pode programá-las, ou seja, gravar seu programa. Esta gravação pode ser feita apenas um vez, pois utiliza um processo irreversível. Por isso, usa-se o termo queimar a PROM quando se grava nesta memória.
EPROM:
Significa Eraseable PROM, ou seja, uma ROM programável e apagável. Assim como ocorre com a PROM, a EPROM pode ser programada e a partir daí, comporta-se