Analise SWOT
Grande Força
Força
Neutro
Fraqueza
Grande Fraqueza
Reputação da Empresa
Participação do Mercado
Satisfação do Cliente
Retenção do Cliente
Qualidade do Produto
Qualidade do Serviço
Efetividade na Determinação do Preço
Efetividade na distribuição
Efetividade na Promoção
Finanças
Estabilidade Financeira
Produção
Instalações
Capacidade Produtiva
Força de Trabalho Capaz e Destacado
Organização
Liderança Visionaria e Capaz
Flexibilidade e boa capacidade de resposta
A Análise SWOT ou Análise FOFA ou FFOA (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) (em português) é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional.
A Análise SWOT é um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A técnica é creditada a Albert Humphrey, que liderou um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford nas décadas de 1960 e 1970, usando dados da revista Fortune das 500 maiores corporações.
O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrónimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
Aplicação prática
Análise SWOT
Estas análises de cenário se dividem em: ambiente interno (Forças e Fraquezas) - Integração dos Processos Padronização dos Processos Eliminação de redundância Foco na atividade principal ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) - Fiabilidade e Confiança nos dados Informação imediata de apoio à Gestão e Decisão estratégica Redução de erros
As