REDES, INFORMÁTICA
Conceitos básicos sobre redes
Índice
Topologias de redes
Colisão
Clientes e servidores
Redes ponto-a-ponto e clienteservidor
Compartilhamentos
Outras aplicações
Cabos de rede
Velocidades
Os capítulos do curso
Topologia
Índice
3
Topologias de rede
A topologia de uma rede é um diagrama que descreve como os seus elementos estão ligados.
Esses elementos são chamados de NÓS e podem ser computadores, impressoras e outros equipamentos.
Seja qual for a topologia utilizada, é preciso que exista sempre um caminho através de cabos, ligando cada equipamento, a todos os demais equipamentos da rede.
Índice
4
Topologia em barra
Este tipo de topologia foi muito utilizado nas redes durante os anos 80 e até meados dos anos
90. Uma grande desvantagem era a dificuldade para expansões. Cada vez que um novo equipamento era adicionado à rede, era preciso fazer um remanejamento de cabos para manter a sequência, o que nem sempre era fácil.
Outra grande desvantagem era que, ao desligar um cabo qualquer, a rede inteira ficava inoperante. Ainda encontramos este tipo de rede em diversos órgãos públicos. Devido à falta de verbas, muitas vezes esses órgãos operam com computadores antigos, o mesmo ocorrendo com as suas redes.
Podemos representar a rede através de um diagrama simplificado chamado GRAFO. Um grafo é formado por NÓS e RAMOS. Os nós são os equipamentos
(micros, por exemplo), e os ramos são os cabos. O grafo de uma rede em barra tem sempre o aspecto mostrado acima: uma linha contínua de nós, cada um deles ligados a dois outros nós vizinhos, excepto os dois extremos, que têm um único vizinho cada um.
Índice
5
Topologia em estrela
Esta topologia é usada pela maioria das redes modernas, quando o número de computadores é pequeno. É usado um equipamento central chamado concentrador e nele ficam ligados os demais equipamentos. Os concentradores mais comuns são o HUB e o SWITCH.