ANALISE SENSORIAL
1. INTRODUÇÃO
O teste de ordenação consiste na apresentação de três ou mais amostras de maneira casualizada e balanceada, onde os julgadores são solicitados a ordená-las, seja em ordem crescente ou decrescente, quanto à intensidade de um determinado atributo (OLIVEIRA, 2010).
Este método deverá ser utilizado quando o objetivo é a comparação de diversas amostras no respeitante a um único atributo, e.g, doçura, acidez, preferência. A ordenação é o modo mais fácil de efetuar esta comparação (NORONHA, 2003).
O resultado é dado pela soma das ordens obtidas dos julgadores a cada uma das amostras. A avaliação estatística deve ser feita pelo teste de Friedman utilizando a tabela de Newell e MacFarlane para verificar se há ou não diferença significativa entre amostras. Se a diferença entre as somas das ordens for maior ou igual ao valor tabelado, conclui-se que existe diferença significativa entre as amostras ao nível de significância correspondente (Adolfo Lutz, 2008).
2. OBJETIVO
Ordenar por preferência quatro opções de chocolate, de quatro marcas diferentes.
3. METODOLOGIA
Foram apresentadas aos provadores, uma série de quatro amostras das diferentes marcas de chocolate, sendo elas 112 (Garoto), 113 (HERSHEY’S), 114 (Lacta) e117 (Nestlé) devidamente codificadas, com números aleatórios de três dígitos.
Solicitou-se aos provadores que realizassem o teste sempre da esquerda para a direita e que ordenassem as amostras de acordo com preferência no paladar. Os resultados foram calculados pela soma das ordens de cada amostra e avaliados pelo teste de Friedman usando a tabela de Newell e MacFarlane, sendo que este teste estatístico indica a diferença crítica entre os totais da ordenação, de acordo com o número de tratamento testado e o número de julgamentos obtidos. Quando duas mostras diferiram por número maior ou igual ao tabelado, concluiu-se que havia diferença significativa entre elas.
4. RESULTADOS
De acordo com os