APF curso básico
ANÁLISE DE PONTOS DE
FUNÇÃO
@RIBEIRORD
Análise de Pontos de Função (APF)
É uma técnica de medição das funcionalidades fornecidas por um software do ponto de vista de seus usuários.
Ponto de função (PF) é a sua unidade de medida, que tem por objetivo tornar a medição independente da tecnologia utilizada para a construção do software. Ou seja, a APF busca medir o que o software faz, e não como ele foi construído.
Portanto o processo de medição (também chamado contagem de pontos de função) é baseado em uma avaliação padronizada dos requisitos funcionais do usuário. Este procedimento padrão está descrito pelo IFPUG em seu Manual de Práticas de Contagem.
Análise de Pontos de Função (APF)
As principais técnicas de estimativa de projetos de desenvolvimento de software assumem que o tamanho de um software é um vetor importante para a determinação do esforço para sua construção.
Logo, saber o seu tamanho é um dos primeiros passos do processo de estimativa de esforço, prazo e custo.
Daí é importante destacar que pontos de função não medem diretamente esforço, produtividade ou custo. É exclusivamente uma medida de tamanho funcional do software. Este tamanho, em conjunto com outras variáveis, é que poderá ser usado para derivar produtividade, estimar esforço e custo do projeto de software.
1
@ribeirord
Vantagens do APF
Uma ferramenta para determinar o tamanho de um pacote adquirido, através da contagem de todas as funções incluídas.
Provê auxílio aos usuários na determinação dos benefícios de um pacote para sua organização, através da contagem das funções que especificamente correspondem aos seus requisitos. Ao avaliar o custo do pacote, o tamanho das funções que serão efetivamente utilizadas, a produtividade e o custo da própria equipe é possível realizar uma análise do tipo "make or buy".
Suporta a análise de produtividade e qualidade, seja diretamente ou em conjunto com outras métricas como esforço, defeitos e