analise sensorial
Fisiológicos
Continuação dos fatores
2) AMPLIAÇÃO OU DIMINUIÇÃO
Antagonismo: quando os efeitos de dois ou mais estímulos tomados separadamente é maior do que a ação conjugada deles tomados em conjunto.
Ampliação: quando um estímulo intensifica ou modifica a intensidade de outro estímulo.
Sinergismo: quando a soma do nível de sensação de cada um dos estímulos é menor do que a ação conjugada deles.
Camuflagem: quando um estímulo provoca a modificação da sensação de um outro estímulo.
Psicológico
Ordem de apresentação da amostra: Os efeitos de ordem poderão se diminuídos utilizando, sempre que possível, um delineamento aleatório balanceado na apresentação das amostras aos julgadores.A não aleatorização ou não balanceamento da ordem de apresentação das amostras poderá induzir a alguns efeitos indesejáveis tais como:
Efeito de contraste: Apresentar uma boa amostra e depois uma má amostra poderá causar uma classificação inferior as que teria sido apresentada isoladamente, O contrário também se aplica.
Efeito de grupo: Efeito oposto ao de contraste, onde uma boa amostra é incluída em grupo de más amostras.
Erro de tendência central: amostras colocadas no centro de um grupo são mais selecionadas do que as dos extremos. Os Testes triangulares, a amostra diferente, quando colocada na posição central, tem maior probabilidade de ser selecionada,
Erro temporal/ tendência posicional: A atitude dos provadores sofre modificações subtis ao longo de uma série de provas. Pode varias desde a expectativa, ou mesmo gulodice, em relação à primeira amostra, até indiferença, fadiga ou náusea em relação à última. A primeira amostra pode ser preferida ou rejeitada de um modo extremo. Em provas de curta duração poderá haver uma tendência a preferir a primeira amostra enquanto que em provas de longa duração poderá observar-se que a última amostra é a mais preferida. Em provas discriminativas obtêm-se melhores resultados na