analise sensorial na clinica de fisioterapia
TEMA: ANÁLISE SENSORIAL NA CLÍNICA DE FISIOTERAPIA
Resumo artigo - Avaliação Sensorial Em Pacientes Com Acidente Vascular Encefálico (AVE): Análise Comparativa Entre O Método Convencional E O De Monofilamentos
O artigo trata-se de uma pesquisa realizada a com pacientes que apresentavam sequela de Acidente Vascular Encefálico (AVE), Teve como objetivo comparar o método da avaliação convencional com o método por monofilamentos. Os dados foram avaliados de forma qualitativa através de quadros, contendo os dados dos dois métodos avaliativos. Dentro o resultado obtido observou-se que entre o método convencional e o de monofilamentos não houve correlação.
“Um Acidente Vascular Encefálico (AVE), comumente conhecido como derrame,
Resulta da restrição na irrigação sanguínea ao cérebro, causando lesão celular e danos às funções neurológicas”. Danos às funções motoras, sensitivas, mentais, perceptivas e da linguagem, são deficiências possíveis de serem observadas.
Afirma que a sensibilidade em um AVE sofre prejuízos com frequência, mas.
Raramente está ausente no lado hemiplégico. A perda do tato superficial, dor e temperatura são comuns, podendo ocorrer disfunção perceptiva geral e risco de autolesões. Os pacientes também podem sofrer danos em qualquer das sensações combinadas, como a discriminação em dois pontos, ou a estereognosia.
A sensibilidade do corpo baseia-se na ativação de terminações nervosas
Distribuídas pela pele e por estruturas profundas, músculos, vasos e vísceras. As terminações, ou receptores, modificam o estímulo mecânico, térmico, químico ou elétrico em mensagem aferente, Cada tipo de sensibilidade apresenta receptores, vias e terminações específicas. Os corpúsculos de Meissner e o corpúsculo de Ruffini são receptores do tato e pressão; os corpúsculos de Vater-Paccini são responsáveis pela sensibilidade vibratória; os fusos neuromusculares mandam informações ao SNC durante todo o processo de contração do