A atuação da fisioterapia na mielite transversa aguda: estudo de caso
A atuação da fisioterapia na mielite transversa aguda: estudo de caso
The performance of physiotherapy in acute transverse myelitis: case study
Danilo Harudy Kamonseki1, Carlos Luques Fonseca1, Antonio Roberto Zamunér2, Giovana Maria Mascarenhas de Souza1, Beatriz Oliveira Peixoto1
1
Curso de Fisioterapia da Universidade Paulista, Sorocaba-SP, Brasil; 2Curso de Fisioterapia da Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba-SP, Brasil.
Resumo
Objetivo – Este estudo teve como objetivo acompanhar a evolução de um paciente com Mielite transversa aguda analisando as alterações da força muscular, equilíbrio, amplitude de movimento, atividades funcionais e da vida diária. Métodos – A pesquisa foi desenvolvida na clínica de fisioterapia da Universidade Paulista de maio de 2006 a junho de 2009, utilizando para coleta dos dados o teste de força muscular manual, escala de espasticidade Ashworth, goniômetro para a amplitude de movimento, análise do prontuário e questionários.
Resultados – O paciente relatado nesse caso demonstrou melhora lenta e progressiva durante os três anos em que foi acompanhado pela fisioterapia na força muscular e no equilíbrio, assim, o beneficiando na marcha, nas atividades funcionais e da vida diária. Conclusão – A fisioterapia ajudou o paciente a adquirir força muscular e equilíbrio, melhorando a marcha, as transferências, as atividades funcionais e da vida diária. Além disso, estimulou e motivou o paciente a vencer suas limitações físicas, trouxe esclarecimentos sobre a patologia e o prognóstico, e o encorajou a retornar a vida social.
Descritores: Mielite transversa; Modalidades de fisioterapia; Reabilitação/métodos; Serviços de reabilitação
Abstract
Objective – This study had objective monitor the progress of a patient with acute transverse myelitis analyzing the changes in strength muscle, balance, range of motion, daily living and functional activities. Methods – The study was conducted at