Praticas Fonoaudiologica 1 Trabalho
SKARLAT FRANCO
STEPHANIE MARTINS
RELAÇÃO DA FONOAUDIOLOGIA E FISIOTERAPIA
IPATINGA/MG 2015
Sumário
1- INTRODUÇÃO ....................................................................................... 2
2- OBJETIVO GERAL ................................................................................ 3
3- METODOLOGIA ..................................................................................... 4
4- DESENVOLVIMENTO ............................................................................ 5 4.1 PESQUISA ......................................................................................... 5 4.2 ENTREVISTA ..................................................................................... 8
5- CONCLUSÃO ......................................................................................... 9
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
1- INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem por objetivo especificar e esclarecer o tratamento e a atuação do profissional Fisioterapeuta e Fonoaudiólogo no acidente vascular cerebral.
Conhecido popularmente como derrame, o AVC (Acidente Vascular Cerebral), de acordo com pesquisas, é tido como a segunda maior causa de morte no mundo. O AVC, segundo o dicionário médico, é definido como uma manifestação, muitas vezes súbita, de insuficiência vascular do cérebro de origem arterial: espasmo, isquemia, hemorragia, trombose (Manuila, Lewalle e Nicoulin, 2003) que geralmente afeta a maioria idosa, porém, baseado em pesquisas, existe uma percentagem de 20% dos AVC’s que ocorrem em indivíduos abaixo dos 65 anos.
Considerando o alto comprometimento das funções neuromuscular, motora, sensorial, perceptiva e cognitivo-comportamental, o fonoaudiólogo irá propiciar a reabilitação das funções comprometidas parcialmente ou totalmente, dependendo do grau do comprometimento da área afetada.
Vale ressaltar que o fonoaudiólogo na reabilitação de pacientes