analise semiótica
A semiótica estuda os signos de linguagem. É a ciência geral de todas as linguagens. De acordo com Santaella a definição de Semiótica é muito ambígua, e uma definição acabada mata justo a inquietação e a curiosidade pelo assunto.
1. O que se pode entender por linguagem? Fale sobre os tipos de linguagem que você conhece.
Linguagem é qualquer forma de comunicação entre dois ou mais objetos. A linguagem pode ser dividida entre a linguagem verbal (aquelas que possuem símbolos e sonoridades especificas que juntos simbolizam algo concreto) e a linguagem não verbal (uma leitura, um olhar, cheiro, sinais, tato)
2. Quem foi Charles Sanders Peirce e. a)Quais as áreas do conhecimento humano pelas quais se interessou? b) qual (is) a (s) contribuição (ões) dada (s) por ele à ciência?
C. S Pierce era cientista, lógico e filósofo e deu importantes contribuições no campo da Geodésia, Metrologia, Espectroscopia, Psicologia, Mas a maior contribuição foi para o ramo da Semiótica, onde criou conceitos e terminologias que hoje fazem parte de nosso estudo.
4. Explique o Pragmaticismo, o Falibilismo e a fenomenologia peirceanos. Pragmaticismo: é um método de pensamento e seu efeito é simplesmente o de abrir nossas mentes para receber qualquer tipo de evidência. Falibilismo: é a doutrina filosófica segundo a qual não podemos ter a certeza absoluta de qualquer forma de conhecimento, toda teoria e estudo é falível. Fenomenologia: trata de descrever, compreender e interpretar os fenômenos que se apresentam à percepção. Seu objetivo é chegar ao conteúdo inteligível e ideal dos fenômenos, captado de forma imediata.
5. Por que Peirce considera a semiótica uma espécie de Lógica? O que é Lógica e pra que serve?
Lógica é a seqüência de raciocínio. Para Pierce, a Semiótica é equivalente a Lógica, que em sentido lato, é um estudo do raciocínio correto ou como a ciência dos