SAUDE COLETIVA
Súmario:
Introdução
Manter a higiene bucal é fundamental não só para os dentes e boca, mas para o corpo todo. E não algo complicado de fazer. Basta criar uma rotina e fica tão simples quanto realizar as outras atividades diárias como, por exemplo, comer, lavar as mãos etc.
Criar uma rotina de higiene bucal significa desenvolver ações simples para manter a boca e os dentes limpos. Faz parte da higiene bucal escovar os dentes, passar fio dental, usar enxaguatórios bucal e, é claro, consultar o dentista frequentemente para verificar se não há nenhum problema. Porem parte da população, se quer tem acesso a educação de saúde bucal, as vezes por desconhecimento, por dificuldade de acesso ou por caráteres de educação famílias.
E é neste momento que se faz preciso que profissionais de saúde, entidades governamentais e educadores em geral, atuarem nestes desfalques da sociedade, tornando a educação em saúde algo que seja multiplicado através destes grupos competentes a atuarem em educação.
Porem nem sempre educadores, autoridades políticas e agentes de saúde geral possuem conhecimento preciso sobre a saúde bucal, as patologias e as formas de evitar tais ocorrências.
E assim que nos, profissionais da saúde bucal podemos dissipar conhecimento, e favorecer na diminuição dos índices patológicos da massa social, através da oferta de informações de saúde/doença bucal.
Objetivo
O principal objetivo do trabalho e capacitar agentes comunitários de saúde do PSF do bairro Lixeira – Cuiabá - MT , a educarem a população de sua área de cobertura sobre a saúde bucal Básica e informarem como detectarem sinais de patologias bucais, e dissiparem o conhecimento obtido através do diálogo entre agentes e população.
Materiais e Métodos
Será ministrado palestra educativa aos agentes comunitários de saúde (ACS) , e será fornecido para cada agente, um folheto de apoio