ética
Ética e Comunicação
Profº Luiz Fernando Medeiros Rodrigues
PENSAMENTO ÉTICO DE ARISTÓTELES
Introdução
Aristóteles é considerado por muitos autores como criador da ética. Foi ele quem conceitualizou, deu diretrizes e organizou o pensamento do que se trata de fato o estudo das atitudes do Homem para o que ele julga ser bom, útil, agradável ou prazeroso.
O filósofo divide e sub-divide as áreas do comportamento humano, moral e ético. As divisões são feitas para tentar explicar em minúcias o convívio do ser humano em comunidade em que se deve ser respeitada as regras para que todos sejam felizes.
Todos os atos do Homem são sempre voltados para se buscar a eudaimonia plena. Nossas escolhas tem direta relação para o ser feliz e ser feliz depende, para Aristóteles, depende de um comportamento ético e moral.
Biografia
Aristóteles nasceu no ano de 384 a.C. em Estagira. Era filho de Nicômaco, amigo pessoal do rei Amintas III da Macedônia, pai de Filipe II que por sua vez foi pai de Alexandre, o Grande de quem Aristóteles seria professor e orientador.
Foi um filósofo grego que contribuiu para o conhecimento nas áreas de ética, lógica, física e metafísica. Junto com Sócrates e Platão - este último foi seu professor – são considerados os fundadores da filosofia ocidental. Aristóteles tutelou Alexandre, O Grande desde que esse tinha 13 anos de idade até assumir o trono da Macedônia, após esse fato o filósofo voltou para Atenas para fundar uma escola de filosofia, o Liceu.
No Liceu, Aristóteles lecionava de duas grandes maneiras: Esotéricos (que se destina aos seus seguidores e as aulas eram pela manhã) e Exotéricos (que se destina ao público em geral e as aulas eram no turno da tarde).
Ética para Aristóteles
Para compreender o pensamento ético, Aristóteles partia da premissa que todos os seres vivos possuem alma. Os vegetais têm uma alma vegetativa dos quais lhe convém apenas crescerem e reproduzirem-se; os animais, uma alma vegetativa