Histologia
OBJETIVOS TEÓRICOS:
01 - Definir ossificação.
Conversão em ossos das partes membranosas e cartilaginosas. Desenvolvimento das partes ósseas do corpo. Ponto de ossificação, zona onde começa a ossificação de um osso comprido.
02 - Citar os tipos de ossificação.
Ossificação endocondral e intramembranosa
03 - Definir e descrever a ossificação intramembranosa.
Ossificação intramembranosa: tem lugar no interior de membrana de tecido conjuntivo. É o processo formador do osso frontal, parietal e de partes do occipital, do temporal e dos maxilares superior e inferior. Contribui também para o crescimento dos ossos curtos e para o aumento em espessura dos ossos longos.
04 - Definir e descrever a ossificação endocondral.
Ossificação endocondral: tem início sobre uma peça de cartilagem hialina de forma parecida á do osso que se vai formar, porém de tamanho menor. Este tipo de ossificaçãoé o principal responsável pela formação dos ossos curtos e longos.
05 - Descrever a diferenciaçào do osteoblasto e sua atividade. Os osteoblastos são especializados em processos de síntese proteica, de modo a assegurarem a sua principal função: a produção da porção orgânica da matriz óssea, formada essencialmente por colagénio de tipo I, mas também glicoproteínas e proteoglicano. Estas células resultam da transformação de outras células pouco diferenciadas, as células osteogénicas, que originam um pré-osteoblasto.
A síntese progressiva de matriz óssea faz com que, ao fim de algum tempo, o osteoblasto fique isolado, transformando-se num osteócito, ao mesmo tempo que ocorre a calcificação da matriz previamente sintetizada, prosseguindo a formação do osso maduro.
06 - Descrever a diferenciação do osteócito.
Os osteoblastos originados das células do mesênquima sintetizam a matriz orgânica, formando uma faixa, a osteóide. Logo em seguida a osteoide mineraliza aprisionando alguns osteoclastos, que uma vez