foguete com garrafa pet
Feira virtual
Foguete propulsão a ar e a água
Materiais usado: Garrafa pet Bomba de encher pneu de bicicleta Papelão Cola quente Tesoura
Foguete de ar
...
Foguete de água
Foguetes a água são modelos de foguetinhos caseiros que usam uma combinação de água e pressão para obter um lançamento. Não é usado nenhum tipo de material inflamável.
Uma garrafa PET (como as de refrigerante) é cheia com água a um terço, então essa é invertida no suporte de pressão. Usa-se uma bomba de bicicleta ou outra fonte qualquer de ar comprimido, que quando estiver comprimido ao máximo a garrafa é liberada pelo sistema de soltura; o ar comprimido irá empurrar a água para baixo fazendo, assim, a garrafa subir.
Conclusão:
Neste experimento foi possível visualizar diversos conceitos básicos:
Pressão atmosférica -> Ao bombearmos o ar para dentro da garrafa, a pressão interna tona-se maior que a pressão atmosférica que atua sobre a mesma. Assim a garrafa não “aguenta” e explode.
3° lei de Newton -> O princípio físico que viabiliza o funcionamento de um foguete é a Terceira Lei de Newton, a lei da Ação e Reação: "a toda ação corresponde uma reação de mesma intensidade e sentido contrário". Podemos ainda aprimorar a nossa compreensão incluindo a Conservação do Momento Linear. O momento (massa x velocidade) da garrafa de um lado e a água e o ar ejetados do outro, se anulam. A ação exercida pela água e ar expulsos é igual a variação do seu momento linear.
Incompressibilidade da água -> Se trata de um fenômeno da natureza física. Ao injetarmos ar na garrafa com já um terço dela preenchida por água, ocorre à compreensão do ar que, cada vez mais, exerce uma foca sobre a rolha, até o ponto em que essa força ejeta a rolha e a água da garrafa, já que esta é um líquido não compressível.
Elasticidade do ar -> O