Foguete de garrafa PET
Introdução
Neste experimento descreve a construção de um foguete utilizando garrafas descartáveis PET e a montagem de um sistema de propulsão que funciona com água e ar comprimido fornecido pelo compressor.
Objetivo
O objetivo do trabalho é construir um foguete de garrafa PET, utilizando, para o seu lançamento, água e ar comprimido, aplicando a Terceira Lei de Newton. A terceira lei de Newton (princípio de ação e reação) diz que toda ação tem uma reação de mesma intensidade, mesma direção e sentido oposto.
Procedimento
Para a construção do foguete, são utilizadas garrafas para a fuselagem, que é composta pela câmara de combustão ou compressão e pela região frontal. Na câmara de compressão utilizamos a garrafa inteira, é nesta parte do foguete que estará contida a água (combustível). Para a parte frontal, utilizamos apenas a parte superior da garrafa, a função desta é minimizar o atrito do ar durante o lançamento do foguete. As “ asas “ são feitas de papelão que devem ser recortadas no formato de trapézio para serem encaixadas na garrafa, as fitas adesivas são usadas para fixar as asas na fuselagem do foguete.
MATERIAIS UTILIZADOS
1 e ½ garrafa PET 2 L (modelo cilíndrico)
1 rolha de cortiça
1 pedaço de câmara de ar de pneu
1 cola instantânea
1 mangueira fina de 20 cm comprimento
1 válvula de pneu de bicicleta ( bico)
3 m de cano branco de ½ polegada
3 “ T “ com rosca de ½ polegada
4 joelhos com rosca de ½ polegada
1 cap com rosca de ½ polegada
1 união de ½polegada
1 rolo de fita adesiva
1 rolo de fita veda rosca
1 furadeira
1 rosqueadeira
1 bexiga pequena de festa
18 g de areia ( para por peso no bico do foguete)
1 compressor de ar
Resultados
O foguete consegue atingir uma altura considerável graças a força do ar que impulsiona a água. O ar entra na garrafa e em um certo momento existirá tanto ar lá dentro que ocorrerá uma expansão e o ar irá aplicar uma força na água que, por sua vez,