Resumo Laranja Mecânica
Disciplina: Psicologia jurídica
Professora: Wema Lucena
Aluna: Josane – P1 – B1 – Unidade I
João Pessoa, 31 de agosto de 2010
Laranja Mecânica
O filme “Laranja Mecânica” retrata a história de um jovem rebelde chamado Alex que lidera uma gangue de delinquentes e juntos cometem atrocidades pelas madrugadas. Divertem-se com espancamentos de velhos, lutam com gangues rivais, provocam acidentes nas estradas, invadem casas e violentam mulheres, numa rotina ultra-violenta. O líder é preso e escolhido para fazer parte de um experimento, onde deixaria de ser um mal feitor e se tornaria um cidadão de bem. Ele é submetido pelo Dr. Brodsky a sessões de choque de cinema, sendo obrigado a assistir cenas violentas de filmes contendo imagens que lhe eram muito familiares e que em nada lhe incomodavam durante suas noitadas. Depois de sucessivas sessões, Alex começa a sentir náusea diante de tantas agressões. Encerrado o tratamento, cada vez que ele vivencia cenas cruéis fica enjoado e esta sensação passa a comandar suas ações, bloqueando sua agressividade.
O filme Laranja Mecânica faz alusão ao procedimento behaviorista, usado pelos cientistas no intuito de restaurar o protagonista e fazê-lo volta ao convívio social. O “Behaviorismo” ou Psicologia comportamental é uma terapia utilizada pela Psicologia que tem como objetivo observar o comportamento do indivíduo e dos efeitos que os estímulos e as respostas podem causar sobre ele. Aplicado à Criminologia, pretende modificar o comportamento criminoso a partir de esquemas de reforço positivo ou negativo.
O protagonista do filme é reeducado através do condicionamento operante, recebendo estímulos negativos. Os cientistas os leva a assistir cenas sucessivas de violência para que através delas, ele possa se sentir mal e o que há de desagradável nele seja retirado resultando num comportamento modificado.
“Alex está pronto para ser crucificado e profundamente enjoado pela ideia de matar uma simples