Laranja Mecânica Resumo Crítico
Laranja Mecânica
Estratificação e Mobilidade Social
O filme Laranja Mecânica retrata diversas questões sociais, que são abordadas de maneiras muito chocantes trazendo em vários momentos a animalidade dos personagens, que é retratada principalmente nas cenas de violência em que o personagem não tem remorso nenhum e demonstra que aquilo é normal.
O primeiro ponto a ser notado é a Classe social dos personagens, o Alex, personagem principal da trama não é de uma classe social baixa, com seus pais trabalhadores parece durante o filme ter uma condição de vida boa, sem passar por necessidades.
Mesmo no início com todos os crimes acontecendo o Estado não toma providencias rápidas, pois esse não faz investigações para prender os culpados mesmo com as evidências apontando para Alex e seus amigos. Já na prisão depois de ser preso “por acaso”, podemos notar a presença da Igreja no presídio na tentativa de “salvar” os pecadores, e Alex manipula todos para que pensem que ele está interessado com isso.
O papel da família na vida de Alex é uma outra parte complicada, os pais do protagonista são trabalhadores e parecem não ter dado toda a atenção que ele precisava, podendo ser essa uma das causas para toda a sua revolta. Também é importante notar, que os pais de Alex tem um certo medo do filho.
A moral é totalmente desrespeitada durante todo o filme, os personagens vem com uma crítica a tudo que a sociedade considera como correto, praticando diversos crimes.
A violência causada por Alex é de certa forma “injustificável”, pois ele não tem razões reais para praticar tudo isso. A violência é vista para ele como uma forma de poder, ele faz tudo sem pensar nas consequências, com atos ultraviolentos ele não demostra remorso em nenhum momento com relação ao que faz.
Como podemos notar a cultura erudita é fortemente presente com as músicas, que pode mostrar um pouco da classe social do personagem, a música é usada também como forma de