Resumo do filme Laranja Mecânica
Ao chegar à casa de um escritor, o grupo se prepara para uma nova sessão de ultraviolência, Alex mente ao afirmar que um de seus amigos está se esvaindo em sangue e implora para usar o telefone e chamar uma ambulância, a princípio os moradores negam ajuda, mas o mesmo acaba convencendo-os. Ao entrarem, Alex e seus “drugues” espancam o escritor e estupram sua mulher ao som da nona sinfonia de Bethoven, além de destruir os pertences que estavam na casa.
Numa certa noite, os mesmos resolvem assaltar a casa de uma senhora, ela nega ajudá-los e chama a polícia, mas é golpeada por Alex com um objeto assemelhado a um pênis que acaba lhe causando a morte. Nesta ultima cena ocorre à traição cometida pelos “amigos” de Alex que o golpeiam com uma garrafa de leite antes da tentativa de fuga, o personagem principal fica temporariamente cego sem conseguir escapar e pouco tempo depois é preso pela polícia. Alex é condenado a 14 anos de prisão, na penitenciária ele acaba se familiarizando com as escrituras da Bíblia sem que isso mude, de fato, sua situação psicológica.
Alex candidata-se a um tratamento chamado de Método Ludovico, o qual consiste em condicionar o paciente a rejeitar seu comportamento anormal para reconduzi-lo a sociedade. Alex é colocado numa sala semelhante a um cinema, no qual é preso em uma cadeira, vestido sob uma camisa de força e submetido a ficar com os olhos abertos.