Resumo e Análise Pessoal sobre o filme Laranja Mecânica
Alex lidera um grupo de delinqüentes, sai pelas madrugadas espancando mendigos idosos e violentando mulheres, entre outros desatinos. Em um de seus delitos, o bando comete um homicídio, onde seus parceiros fogem e o deixa pra tras, o líder Alex e pego pela a policia e levado para uma casa de detenção. Condenado a catorze anos de prisão pela morte de uma mulher, o jovem esquiva-se do assédio de homossexuais e da violência dos outros prisioneiros. Para conseguir um melhor tratamento, auxilia o padre encarregado do presídio nas atividades religiosas. Ao saber que está sendo utilizado um novo método “Método Ludovico”, de recuperação de prisioneiros que garante a liberdade imediata, Alex candidata-se de imediato, contra a vontade do padre e do diretor do presídio. Tal tratamento que consiste em “condicionar” o paciente a rejeitar todo comportamento “anormal” no caso de violência. Alex é colocado em uma sala onde se obrigam a assistir alguns episódios de cenas de violência inegável, sem sequer poder piscar os olhos, que se mantinham abertos à força, sendo molhados com colírio. Mas antes dessas sessões cinematográficas, injetam-lhe um medicamento que lhe provoca insuportável náusea. Associando as cenas ao mal-estar físico, ele neutraliza sua agressividade natural e se transforma num “cidadão modelo”.
Em seu retorno à sociedade, ele encontra todas as suas vítimas, que se vingam dele, que não consegue reagir por causa do seu condicionamento. É espancado por um de seus ex-colegas que se tornou policial e, em seu caminho, cruza com um senhor que ficou paralítico e que teve a esposa estuprada ao serem agredidos por ele. Esse senhor o reconhece somente quando ele está na banheira e canta uma música, a mesma que ele cantou quando o estava agredindo. Como as outras vítimas, vinga-se, mandando um empregado agredi-lo.
Depois de passar por todos os percalços, Alex volta ao seu estado normal através de uma cirurgia no cérebro, pelas mãos de um