FOGUETE GARRAFA PET
E TECNOLOGIA GOIANO – CAMPUS IPORÁ
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
DISCIPLINA: FÍSICA EXPERIMENTAL I
FOGUETE COM GARRAFA PET
PROPELIDO COM BICARBONATO DE SÓDIO E VINAGRE
Aluno:
Uashington José Ferreira
Professor M.Sc.:
Paulo Silva Melo
Iporá-GO
2011
1 – INTRODUÇÃO
Ao estudarmos as leis de Newton, faz-se necessário, para a melhor compreensão, aplicarmos as mesmas, de forma simples, porém de forma a atrair a atenção dos alunos para o desenvolvimento dos projetos propostos, desta forma facilitando o aprendizado da disciplina apresentada.
No presente trabalho, o segundo período do curso de química, do Instituto Federal Goiano – Campus Iporá-Go, foi dividido em grupos, para desenvolver um foguete com garrafa PET (Politereftalato de etileno), movido com bicarbonato de sodio (NaCO3) e vinagre (CH3COOH), o trabalho consistiu na construção do foguete com garrafas PET discartaveis de refrigerante, base de lançamento, estudos das reações quimica e os efeitos fisicos envolvidos.
1.1 – 1ª LEI DE NEWTON
Um corpo quando desprezamos o atrito ou qualquer outra força que possa interferir no seu estando, permanecera com sua velocidade, orientação e sentido constantes. Se estiver parado permanecera parado, se em movimento continuara seu movimento indefinidamente, com velocidade, orientação e sentidos inalterados (HALLIDAY; RESNICK; WALKER, 2008).
1.2 – 2ª LEI DE NEWTON
A força resultante exercida sobre um corpo e igual a sua massa multiplicado pela sua aceleração, para o lançamento do foguete a força resultante será à força do empuxo menos as forças de atrito e gravidade principalmente (HALLIDAY; RESNICK; WALKER, 2008).
1.3 – 3ª LEI DE NEWTON
Ou também conhecida com lei da ação e reação, a terceira lei de Newton é de particular interesse para o desenvolvimento do presente trabalho, sendo seu principio de funcionamento, quando um corpo exerce uma força