Analise qualitativa
Prof. Eduardo Rebouças
RELATÓRIO DE EXPERIMENTO 01
"Análise Qualitativa”
ALUNO: Arthur Souza e Silva
04/06/2013 Lauro de Freitas-Bahia
1. APRESENTAÇÃO Este relatório descreve as atividades desenvolvidas por: Arthur Souza e Silva aluno do curso de Engenharia de Produção da Faculdade Apoio/UNIFASS, no âmbito da parte experimental da disciplina Química Geral, durante o 3o semestre/2013. A disciplina é ministrada pelo Prof. Eduardo Rebouças. Serão descritos os objetivos, a parte experimental, os resultados, a discussão e as conclusões referentes ao experimento intitulado “Análise Qualitativa”.
Lauro de Freitas, 04 de Junho de 2013
____________________________ Arthur Souza e Silva
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA
A análise qualitativa pode ser feita de duas maneiras. A primeira maneira é por via seca, onde o material, no estado sólido, a ser analisado, em sua maioria um cristal, é aquecido através de uma fonte de calor (Bico de Bunsen) e pelo Postulado de Bohr, seus elétrons são excitados liberando assim luz, a coloração de cada luz é única de cada cátion. Outra maneira é a por via úmida onde as reações químicas ocorrem entre íons em solução, isto é, em solução aquosa. A identificação e a confirmação de íons (cátions e anions) são melhor quando realizado em via úmida.
Na análise de substâncias inorgânicas quase sempre se utiliza soluções aquosas de sais, ácidos ou bases. Esses eletrólitos, que são soluções que permitem a passagem da corrente elétrica devido à presença de íons livres na mesma, ao se ionizarem deixando íons livres na solução permitem a identificação dos mesmos. (Alexeev, Vladimir, 1982).
Para análises qualitativas os cátions podem ser classificados em 5 grupos, levando em consideração o modo com que estes reagem com