Analise qualitativa
Curso de Química
Análise Química Qualitativa I
Professor: Fernando
Nomes:
Érika Fernanda,
Luana Beatriz,
Naialla Batista,
Natalie Francine,
Natasha Nassif
Introdução
A análise qualitativa é a parte de química analítica que se preocupa com a identificação dos constituintes de uma amostra, que pode ser de natureza mineral, vegetal ou animal. O procedimento para a identificação de uma espécie química consiste em provocar, na mesma, uma variação em suas propriedades, que possa ser facilmente observada e que corresponda com a constituição da dita substância. O agente que promove a variação chama-se reagente, pois reage quimicamente com o produto que se deseja reconhecer. Pode-se trabalhar com o reagente dissolvido ou não em solução, logo existem dois tipos de ensaios: reações por via seca e reações por via úmida.
Analise Qualitativa das Substancias Orgânicas.
Exame preliminar
Alcanos
Do CH4 ao C4H10 são gasosos;
Do C5H12 ao C17H36 são líquidos;
Do C18H38 em diante são sólidos.
Além disso, são todos insolúveis em água e menos densos que ela; dissolvem-se, porém, nos “solventes orgânicos” – álcool, éter, benzeno etc..
Alcenos
Do C2H4 ao C4H8 são gases;
Do C5H10 ao C15H30 são líquidos;
De C16H32 em diante são sólidos, em condições ambientais.
Apesar de mais densos que os alcanos de número igual de carbonos, são ainda menos densos que a água, onde são insolúveis. Os alcenos são solúveis em solventes orgânicos e no SO2 líquido; este ultimo é usado na industria petroquímica, pra separar os alcenos dos alcanos.
Aldeído e cetona
H – CHO é gás; os demais aldeídos e cetonas são líquidos, tornando-se sólidos com o aumento da massa molecular. Eles têm cheiro forte; os de cadeias maiores tem cheiro agradável; alguns destes compostos constituem as essências de flores e de frutos.
Éteres
Os éteres mais simples são gasosos. A partir do C2H5 – O – C2H5 são líquidos, incolores, apolares, de cheiro agradável, insolúveis