Análise Qualitativa
INSTITUTO DE QUÍMICA
DISCIPLINA: QA 282
TURMA: B - 1° SEMESTRE DE 2011
EXPERIMENTO: ANÁLISE QUALITATIVA
DATA: 01,15, 22, 29/ 03/ 2011
ALINE COSTA RA: 101364
INTRODUÇÃO
A química analítica é a ciência que estuda os princípios e a teoria dos métodos de análise química, que nos permitem determinar a composição química ou de misturas de substâncias. Através dessa análise é possível determinar a composição qualitativa da substância em estudo (identificação de íons ou elementos) e a composição quantitativa (identificar a quantidade dos elementos ou íons presentes). Dessa forma a análise qualitativa possibilita a identificação e pesquisa dos elementos ou íons da substância estudada. Sendo assim, é de grande importância para a pesquisa e prática desenvolvidas, devido ao fato de apresentar variadas formas de investigação das substâncias e das suas transformações.
Para atingir essa finalidade, são utilizados vários métodos, tais como: químicos, físicos e físico-químicos; dessa forma a substância que é pesquisada é transformada em um composto que possua determinadas características, as quais possibilitam determinar o composto obtido.
As reações analíticas podem se realizadas de duas maneiras: por via seca ou por via úmida. No primeiro caso, os reagentes estão no estado sólido, e normalmente a reação acontece aquecendo-os altas temperaturas. Já no segundo caso, a reação acontece por meio de interações em solução aquosa entre a substância estudada e os reagentes.
Nesse procedimento qualitativo usam-se somente reações que são seguidas de efeitos exteriores, isto é, transformações possíveis de identificar e confirmar a reação ocorrida. Esses efeitos são normalmente: mudança da coloração, formação de precipitado, liberação de gás (odor), alteração de temperatura. [1]
Para fins de analise qualitativa sistemáticos, os cátions são classificados em cinco grupos, tomando-se por base sua