Síntese tempos modernos
Laureate International Universities
ESCOLA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
AIRTON CÉZAR RODRIGUES DE LIMA
SÍNTESE DO FILME TEMPOS MODERNOS DE CHARLES CHAPLIN
MANAUS
2012
AIRTON CÉZAR RODRIGUES DE LIMA
SÍNTESE DO FILME TEMPOS MODERNOS DE CHARLES CHAPLIN
Trabalho apresentado à disciplina Teoria da Administração, Curso de Administração, Centro Universitário do Norte/Laureate, para obtenção parcial da 1 nota semestral.
Orientador (a): Prof . Otamires Souza
MANAUS
2012
INTRODUÇÃO
O trabalho apresentado a seguir é uma síntese do filme Tempos Modernos estrelado por Charles Chaplin, representando um operário de uma fábrica, que devido a uma carga pesada de trabalho com movimentos repetitivo cria várias confusões ao longo do filme. Neste filme encontramos vários exemplos das teorias de Taylor ( pai da administração ), Ford e Emerson ( também colaboradores importantes no aprimoramento dos princípios da Administração ).
O filme quando comparado aos estudos da Teoria da Administração, fica bem claro a aplicação das teorias de Taylor, Ford e Emerson.
A empresa dividida em setores, onde cada funcionário exerce uma função determinada utilizando de equipamentos para isso, daí uma das idéias de Taylor: “ os empregados devem ser selecionados e colocados em seus postos com condições de trabalho adequadas para que as normas possam ser cumpridas “.
Chaplin é um funcionário de uma empresa no ramo industrial, sua função é somente apertar parafusos, o que condiciona-o em executar um único movimento durante sua jornada diária de trabalho, parando apenas no horário do almoço, assim como os demais funcionários, que também exerciam uma única função. Característica da Divisão de Trabalho e Especialização do Operário, que consiste em cada operário se especializar em uma única função para executar uma única tarefa ou operação, de maneira contínua e repetitiva. Para verificar se todas as funções estavam sendo