SÍNTESE-TEMPOS MODERNOS
FRANCISCO JHONAATA DE SOUSA NEVES
Filme: “Tempos Modernos”
Resenha da disciplina Introdução a Engenharia De Produção do curso Engenharia De Produção. Orientador: Profº Jorge Luiz De Macedo
TERESINA – PI
2014
RESENHA
O filme Tempos Modernos caracterizou de forma brilhante o período da revolução industrial, período marcado pelo capitalismo em que a burguesia exercia soberania sobre o proletariado (operários). Como vimos nas imagens.
O operário que trabalhava em uma fábrica é submetido a tarefas repetitivas e desgastantes sem tempo para descanso gerando muito stress e levandoo a ficar doente e ir parar no hospital psiquiátrico. Após receber alta o operário sai e meio por acidente se mete em um protesto, que também é característico da revolução industrial, e é preso imediatamente sendo acusado como líder comunista.
No filme também é enfatizada outra característica bem marcante do período industrial que é o desemprego na quais pessoas que antes trabalhavam nas fábricas aos poucos eram substituídos por máquinas, gerando pobreza e miséria, dai crescia também a bandidagem como roubos a assaltos.
Charles tenta através do filme passar uma mensagem social a respeito dos acontecimentos durante a revolução industrial, principalmente mantendo uma relação direto com o Fordismo, modelo de produção baseado na linha de montagem. Esse modelo de produção foi criado por Henry Ford em 1914 para a sua indústria de automóveis em que usava de técnicas exploratórias para aumentar ao máximo a produção com o intuito de diminuir o preço do produto, e quem sofria com isso era o operário como vimos anteriormente.
As greves também foram abordadas, assim como também a falta de automação das máquinas que eram todas manuais, com isso as greves afetava diretamente na produção já que não havia quem manuseassem as enormes gerigonças.
Contudo o filme retratou tudo o que aconteceu durante o século XIX a