Guerra das duas rosas
A Guerra das Duas Rosas foi travada entre os nobres da Família Lancaster e da Família York.
As famílias rivais usavam como emblemas uma rosa, dai vem o nome histórico do conflito.Os Lancaster usavam como símbolo uma rosa vermelha, já os York eram representados por uma rosa branca.
A história desta guerra teve inicio em 1453 quando a Família York afastou do poder o Rei da Inglaterra, Henrique VI.
Ao perder a Guerra dos Cem anos, Henrique VI passou a sofrer transtornos mentais. Parte da nobreza inglesa percebendo que o monarca não tinha mais condições de continuar no poder, resolveu indicar Ricardo Plantageneta como Regente do trono inglês.
Em 1455, Henrique VI recuperou sua instabilidade emocional e decidiu afastar Ricardo de Plantageneta do poder.
Ricardo de Plantageneta, pertecente a familia York, recusava-se sair do governo inglês, alegando que Henrique era incapaz de reinar e que tinha duvidas de que Eduardo de Westminster era realmente o filho do monarca.
A familia Lancaster de Henrique VI, decidiu combater os partidários de Ricardo que pertencia a Família York.
O inicio das lutas teve inicio em 1455 na Batalha de St Albans. Henrique VI, após sair derrotado nesta batalha foi encarcerado pelo Duque de York (Ricardo de Plantageneta).
Em 1460, tropas leais a Henrique VI contra-atacaram e conseguiram vencer as forças militares de York na Batalha de Wakefield. Ferido em combate, Ricardo de Plantageneta veio a falecer.
Em 1461 mesmo com a morte do Duque Ricardo, a família York continuou a lutar pelo controle da Inglaterra.
Sob o comando de Eduardo de York, filho de Ricardo de Plantageneta, os Yorks venceram os Lancasters na Batalha de Towton Field. Henrique VI, sem alternativas, deixou a Inglaterra em direção ao seu exílio na Escócia.
A Família York, novamente chega ao poder inglês agora com Eduardo de York que foi coroado Rei da Inglaterra com o nome de “Eduardo IV“.